sexta-feira, abril 02, 2004

A Seleçcão é de todos nós

Ou pelo menos já foi. Agora acho que é só do Scolari. Depois do descalabro no mundial coreano/japonês vi muita gente a pedir um treinador que impusesse disciplina nos jogadores portugueses e tiveram-no. Agora aguentem-se à bronca. Quanto a mim não era preciso ir buscar um "sargentão" para a selecção, pois o Major Valentim Loureiro também podia fazer isso. Os defensores da escolha de Scolari dizem que ele é campeão do mundo. Eu cá digo que o sistema táctico do Brasil que ele utilizou era ridículo e foi apenas através de favorecimento das arbitragens que o Brasil chegou à final. A haver um vencedor que tivesse sido a Alemanha, que apesar de não ter efectuado grandes exibições ao menos não precisou da ajuda dos árbitros para chegar à final. Aliás, esse mundial foi quase tão mau como o Itália 90, pois das quatro equipas presentes nas meias-finais, duas delas foram fortemente beneficiadas pelos árbitros (Brasil e Coreia do Sul).
Mas estou a afastar-me da questão Scolari. A verdade é que ele não liga nada se o povo quer jogador X ou Y na equipa. A equipa é dele e pronto. Logo, e como jogamo em casa, o mínimo que podemos pedir é a vitória. Infelizmente acho que isto vai correr mal e nem aos quarto-de-final chegamos. Tou apenas a ser pessimista (característica de qualquer luso que se preze), e tenho muitos motivos para pensar assim: a seleccão não joga nada e não mostra a atitude que o treinador pede. E se não mostra de quem é a culpa? Do treinador obviamente, pois não consegue incutir à equipa essa mesma atitude.
De qualquer maneira, espero que corra tudo bem a Portugal no Europeu de futebol e como está na moda fazer selecções, eu cá também faço a minha:
Ricardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Nuno Valente; Costinha, Maniche, Figo, Rui Costa e Simão; Pauleta
Claro que não me serve de muito se tiver estes jogadores a correrem sem grande empenhamento, por isso o melhor mesmo é o meninos da selecção treinarem bem a atitude, que isso é que faz falta.

Sem comentários: