terça-feira, abril 06, 2004

O futebol é uma caixinha de surpresas...

...e nem o facto de se possuir as maiores estrelas do futebol mundial garante títulos. O que aconteceu hoje ao Real Madrid foi uma clara demonstração que o futebol é um jogo colectivo e só depois é um jogo de individualidades.
O Monaco foi uma equipa aguerrida e lutadora, muito bem explanada e com cada jogador a saber quais as suas funções em campo. A única maneira de eliminar uma equipa como o Real Madrid é simplesmente ser-se mais equipa, possuíndo os jogadores unidos dentro e fora das quatro linhas. Não foi apenas azar o que aconteceu aos "galácticos", foi também a prova final de erros acumulados logo no ínicio da época. A pre-época na Asia com vista primeiro ao lucro e só depois à preparação dos jogadores foi só o primeiro índicio. Um outro foi o claro desiquilíbrio no plantel, com a já afamada falta de um central de méritos reconhecidos e de um médio defensivo à altura do agora londrino Makelélé. Não foi ao acaso que Carlos Queiroz disse que a "cantera madrileña" deveria estar ao nível das grandes escolas de formação, como as do Ajax, Auxerre ou Sporting. Depois deste falhanço, percebo agora que Queiroz disse isto como crítica ao director desportivo (Valdano): se não se podem contratar jogadores então só resta ir buscá-los ao próprio clube, e se o clube não oferece jovens com garantias como pode ele aspirar a grandes conquistas?
Pior que tudo, Queiroz é o primeiro a ser "apedrejado", por culpa própria, pois se os jogadores falham ele é o primeiro a dizer-se responsável pelas derrotas. Erradamente quanto a mim.
Quanto a Figo, fico com pena por ele, pois ele trabalha primeiro para a equipa e só depois para si mesmo. Ele é (e sempre foi) o primeiro a remar contra a maré, o primeiro a esboçar a reacção quando tudo parece perdido. Por isso aquele golo contra Inglaterra será sempre o melhor golo da sua carreira - é o golo que caracteriza a "raça" de Figo. Por isso, fico triste pelo Figo e também por Casillas, pois hoje eles não mereciam ser derrotados naquele estádio.

No outro jogo, parece que os milhões do russo Abramovich sempre estão a dar resultado. A outrora moribunda equipa do Chelsea, que lutava pelos postos de acesso às competições europeias é hoje uma grande equipa europeia , tendo vencido hoje o rival arsenal e internamente, está no 2º lugar do campeonato. Impulsionada pelos investimentos avultados e bem aplicados do milionário russo, a equipa de Ranieri está em boa forma, e as grandes estrelas jogam bastante para a equipa.
Mais do que comprar grandes estrelas só pelo nome, o Chelsea comprou bem e reforçou a equipa com jogadores de créditos firmados no futebol europeu como Crespo, Mutu ou Makelélé e com boas esperanças como Bridge (hoje decisivo). Para a próxima época está assegurada a contratação de mais uma esperança, Robben de seu nome.

Com um nome parecido e que muito me tem surpreendido, tem sido o jogador Rothen, do Monaco. Com um pé esquerdo a fazer lembrar Drulovic, este será provavelmente um jogador fascinante a curto/médio prazo.


Sem comentários: