domingo, agosto 17, 2003

"Politica é fazer escolhas dificeis. Mas é também fazer juizos de valor. Toda a politica é baseada em juizos de valor e esses devem ser o objecto do debate e escrutinio publico.
Esta era a minha visão quando me tornei Primeiro-Ministro da Noruega, seis anos atrás, e assim estabeleci a Comissão dos Valores Humanos. A ideia por detrás desta comissão era convidar toda a população a reflectir connosco (a classe politica) questões como: O que é uma boa vida? Que valores queremos implantar ou modificar na nossa sociedade? Como podemos assegurar que todos os actores da sociedade participem na construção de um futuro benéfico para todos nós?"
- Primeiro Ministro norueguês, Kjell Magne Bondevik

Esta comissão teve um sucesso tão tremendo na Noruega que numa conferência realizada em Oslo 98, o presidente da IDB (International Data Base) decidiu aplicar a fórmula aos países da América do Sul. O sucesso foi novamente extraordinário, com uma franca adesão das pessoas à iniciativa.

E eu pergunto-me, ninguém por cá tem ideias destas???
Nunca ninguém me veio perguntar o que são as condições de vida ideais ou quais os valores mais importantes no nosso país. Ao meus pais acho que também não perguntaram, o que é grave, pois no 25 de Abril tal contacto com o povo deveria ter sido estabelecido. Ao meu avô nem pergunto, pois a história salazarista dá-me a resposta. E é nesta distância povo/chefias politicas que vivemos há tanto tempo mas parece que ninguém está disposto a mudar.
Depois admiramo-nos da distância entre estes povos e o nosso...distância essa que podemos encurtar, mas que os discursos politicos que enviusam normalmente em redundâncias e/ou extremismos não querem saber.

Se alguém tivesse perguntado o que estava mal nas florestas portuguesas aos proprietários, aos guardas florestais e obviamente aos bombeiros teriam-se salvo muitos hectares, mas para variar, só se tomam medidas depois dos desastres acontecerem.

Enfim...

Sem comentários: