domingo, janeiro 22, 2006

Coastwatch no Barreiro

O projecto "Coastwatch Europe", coordenado pela Irlanda desde 1988, pretende alertar para os principais problemas do litoral, através da sua observação directa, nomeadamente os que resultam da ocupação humana ao longo de várias gerações, intensificada nas últimas décadas.
Este projecto conta com a colaboração de cerca de 23 países europeus, incluindo Portugal e cobre anualmente cerca de 10 000 km de costa em toda a Europa.
Os seus principais objectivos são:
- Caracterizar anualmente a situação ambiental da faixa litoral,
- Sensibilizar as populações para a importância do litoral,
- Contribuir para a preservação dos sistemas litorais,
- Promover a Educação Ambiental e a prática da cidadania activa no seio da Comunidade Escolar e dos cidadãos na defesa da qualidade ambiental do litoral.
Centena e meia de pessoas marcaram presença no Coastwatch, iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Barreiro (C.M.B.) – coordenadora Regional do Coastwatch Europe –, no Sábado, dia 14 de Janeiro.
Foram visitadas, para recolha de dados significativos da orla costeira do Concelho, as zonas de Alburrica, Palhais e Coina.
Um Plano de Pormenor sobre a zona de Alburrica é “para avançar já”, disse o Vereador da C.M.B., Bruno Vitorino. A sua realização contribui para a criação de uma visão estratégica porque Alburrica “faz parte da nossa memória”. Há mais acções concretas que serão desenvolvidas e que serão oportunamente divulgadas. A zona do Moinho de Maré – na Rua Miguel Pais, junto às Oficinas da Rodoviária – será a primeira a ser alvo de limpeza. A intervenção em Alburrica, reforçou, “é de primordial importância para que se devolva este espaço aos barreirenses.”

Sem comentários: