quinta-feira, janeiro 05, 2006

Carta aberta

Exmos. Srs. Candidatos ao cargo de Presidente da República,

Venho por este meio suplicar pela desistência das vossas candidaturas, visto vossas Excelências não possuirem o perfil que eu considero indicado para o cargo. Seguidamente, passarei em revista os motivos que me levam a pedir encarecidamente pela Vossa desistência:

- Exmo. Dr. Cavaco Silva, considero o seu trabalho enquanto primeiro-ministro de Portugal como ruinoso e imprestável ao meu ideal de Portugal. Actualmente, não tenho dinheiro nem tempo suficiente para ler as suas biografias, pelo que a alternativa é ouvir a sua opinião, que estranhamente, opta por esconder. Para mim, um presidente deverá ter em sua posse um pensamento claro e partilhável com os restantes portugueses, e devido à sua opção de não partilha, duvido e questiono inteiramente o rumo que idealizou para Portugal.

- Exmo. Dr. Mário Soares, reconheço que a sua personalidade é uma das mais marcantes do século anterior, no entanto, penso que esse é um mérito suficiente. Os ataques pessoais que desferiu aos outros candidatos não fazem parte da sua maneira de ser e, apesar de lhe reconhecer boas ideias para Portugal, a sua associação enquanto Presidente da República ao danoso governo do Dr. Cavaco Silva, não me inspira confiança. Saiba no entanto que se escolhesse algum dos candidatos, o Dr. estaria bem posicionado para acolher o meu voto.

- Exmo. Dr. Manuel Alegre, como poeta que é, respeito-o imensamente, no entanto, creio que o seu perfil não se apropria ao de um Presidente da República. Não que o Dr. seja rude ou mal-educado, o problema reside apenas na sua falta de ideias para um Portugal melhor. Espero no entanto, que não caia no pranto dos desesperados e cometa algum acto de loucura.

- Exmo. Dr. Francisco Louçã, partilho do seu pensamento quanto ao uso de transportes públicos, mas irá-me desculpar, não partilho das ideias políticas que prevêm reformas e referendos a todos os níveis.

- Exmo. Sr. Jerónimo de Sousa, se tivesse que escolher algum candidato entre os que se apresentam como opção, o Sr. seria com certeza um deles. Contudo, a sua associação a um partido com os ideais descontextualizados não abona nada a seu favor. Gosto no entanto de saber que o Sr. consegue conduzir um veículo longo de passageiros, ou seja, consegue fazer algo que provavelmente, mais nenhum candidato consegue.

- Exmo. Dr. Garcia Pereira, saúdo a sua colecção de assinaturas da qual eu fiz parte, no entanto chegou a altura de desistir. Como não o ouvi em nenhum debate (não por sua culpa, atente-se), sugiro que crie um canal seu, com paisagens portuguesas eclodindo no écran, fazendo lembrar os finais de tarde do canal Galicia.

Sem mais demoras, despeço-me cordialmente dos candidatos, esperando que o deixem de ser já amanhã.

António

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande António

É por artigos como este que este blog se tornou, para mim, uma referência.

Continua!