quinta-feira, outubro 01, 2009

Sobre [má] educação


Para todos aqueles que ainda acreditam na boa educação como arma do futuro contra o mal-estar geral, digo-vos claramente: esqueçam-na!

O futuro reserva-nos muita tecnologia que nos tornará cada vez mais individualistas e senhores de nós mesmos, pelo que não é por aí que a educação melhorará. Inclusive as máquinas automáticas que nos atenderão um pouco por todos os serviços públicos serão mais bem educadas que a maior parte das pessoas que nos cruzamos na rua.

As reuniões (conferências, debates, concursos, cerimónias de prémios, etc) carecerão de palavras afectuosas para se tornarem em meros códigos de boas práticas. Não cumprir essas práticas de "manual" será visto como uma das piores ofensas possíveis. Não importa que o contéudo seja ofensivo, desde que respeite a palavra dos outros e o tempo que cada um tem para falar. O primeiro exemplo que vimos disso foi na cerimónia da MTV quando Kanye West irrompeu pelo palco para cortar a palavra à cantora Taylor Swift. Aos olhos do mundo foi um acto extremamente rude e mal educado, muito pior que aparecer num programa de TV a insultar tudo e todos perante as gargalhadas dos mesmos que reprovaram posteriormente essa atitude.

Não defendo o acto de Kanye West e também o considero rude, mas igualmente não consegui aguentar com toda a hipocrisia que ouvi após a cerimónia.

O mundo da televisão estará cada vez mais preenchido com grosseria de quem entrevista, de forma a capitalizar ao máximo más condutas que eventualmente possam surgir dos entrevistados. A postura dos politicos (principais visados) tem que ser hoje em dia 80% de comunicação e 20% de conteúdo, pois os espectadores querem fleuma e caos, querem ter alguém para falar mal no dia seguinte, alguém para quem possam atirar as suas frustrações. Acabam pois por ser como os que outrora iam ao Coliseu ver os gladiadores. Querem sangue, descarregar frustrações e no fundo, acharem-se melhor que alguém com maior estatuto que eles.

Por fim, passando à vida quotidiana, as boas práticas sobrepõem-se à boa educação e isso é basicamente o que as pessoas almejam num serviço. Não interessa para nada que a senhora que nos está a atender seja a Miss Simpatia 2009 se depois se enganar a fazer a conta e levar-nos 5 euros a mais. Preferimos que ela nos encare com umas trombas demoníacas, soltando um "boa tarde" quase como se lhe tivesse espetado uma faca nas costas, mas que no final faça bem o seu trabalho.

2 comentários:

Vanessa disse...

"Mãe eu tenho medo do Kanye West!"

Nunca ele foi tão falado como agora.
É bem verdade tudo o que escreveste aqui, sinceramente já não posso ouvir falar em tal coisa. Tanta especulação em volta de um assunto que por si só já tem pouco para se comentar. Enfim...

Obrigada pelas sugestões ;)

Akuma Kanji disse...

É triste mas está tudo a ficar assim mesmo. É isso e miúdas de 13 anos a fazerem implantes mamários.