sexta-feira, outubro 09, 2009

Obama, o Nobel da Paz

Justo ou injusto? Saramago diz que é um investimento em vez de uma condecoração prematura e concordo em absoluto com o nosso Nobel. Igualmente concordo que este prémio, devido à fama que dá às pessoas que o recebem, representa um fardo enorme, alterando porventura possíveis planos de expansibilidade dos territórios, conseguindo até que muitos que o recebem olhem mais para o seu próprio umbigo em vez de olharem aos males que se passam nas outras nações. Neste contexto, talvez o prémio faça com que Obama invista ainda mais esforço pessoal nas alterações necessárias para que os Estados Unidos deixem de ser vistos, de uma vez por todas, com olhares de lado e mesmo com ódio pela comunidade internacional.

Das palavras que o Comité proferiu aquando a nomeação de Obama como Nobel destaco estas, que me parecem as mais acertadas.
  • "Pelos extraordinários esforços no fortalecimento da cooperação da diplomacia internacional e na cooperação entre os povos"
  • "Obama criou um novo clima na política internacional"
  • "a diplomacia multilateral voltou a ganhar uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem desempenhar".
  • “Muito raramente alguém cativou a atenção do Mundo e transmitiu às pessoas a esperança num futuro melhor”
De facto, Obama veio alterar a forma como se comunica nas grandes reuniões e cimeiras entre países, não deixando ninguém de lado e querendo ouvir todas as partes. Totalmente distinto da forma de comunicar da administração Bush. E claro, Obama é um ícone, pois é a esperança de algo diferente e novo, uma mudança de atitude perante o estabelecido, uma autêntica revolução no marasmo que até à sua chegada apoquentava a população mundial.

Contudo e pelo contrário, acho as seguintes palavras mais ficção que realidade, pois Obama ainda não garantiu nada, é apenas esperança espelhada numa pessoa, nada de concreto ainda realizado:
  • "O comité deu muita importância à visão e aos esforços de Obama no sentido de um mundo sem armas nucleares"
  • "a visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente e as negociações de controlo de armas".
  • "o diálogo e as negociações são preferidas como instrumentos para a resolução mesmo dos mais difíceis conflitos internacionais"
  • "os EUA estão agora a desempenhar um papel mais construtivo na abordagem dos grandes desafios das alterações climáticas que o mundo enfrenta"
  • “A diplomacia que exerce assenta no conceito de que aqueles que lideram o Mundo o devem fazer tendo por base os valores e as atitudes partilhadas pela maioria da população mundial”
Nenhuma nação irá desistir do nuclear até que os Estados Unidos comecem a dar o exemplo. Aliás, também Bush deveria então reinvidicar o prémio Nobel da paz pois foi sua administração que mais lutou contra as armas nucleares ao serviço de nações com espírito expansivo. O cenário de Obama de um mundo sem armas nucleares é idílico mas ainda assim possível, no entanto até agora são apenas palavras e não actos, daí que me recorde novamente da palavra "investimento" em vez de realidade.
Quanto à questão do desafio das alterações climáticas, até agora é apenas uma mudança de atitude e nesse sentido o governo português talvez merecesse mais o prémio pois é talvez o país que mais investimento per capita em energias renováveis fez. Por fim, a última frase parece-me algo dúbia. Liderar o Mundo com valores partilhados pela maioria da população mundial parece-me algo atroz, pois o que significa nesse contexto a minoria? Os países que não têm a democracia como sistema político? Os países invadidos sem explicação suficientemente lógica pelos EUA?

Finalizando, o prémio Nobel acaba por ser completamente merecido pela esperança que Obama representa para o Mundo. No entanto, este também é um prémio que acaba por ser dado a Obama devido à falta de alternativas num mundo cada vez mais individualista e perigoso.

1 comentário:

Akuma Kanji disse...

Nem li o post porque fiquei cheia dessa notícia até ao tutano, mas seria inconcebível ver o tamanho do mesmo e não parar para dizer: GANDA POST CHAVALO!