quinta-feira, outubro 22, 2009

Roubo!

(clique na imagem para ampliar)

Já suspeitava que o custo pela Internet em Portugal não fosse muito diferente da talhada que sofremos cada vez que pomos gasolina no automóvel. Agora tenho a confirmação de que pagamos muito caro o acesso à Internet, isto em comparação com os países que temos como modelo económico (Holanda e países escandinavos). Pelos vistos o governo gosta só de imitar os impostos desses países, tratando estes produtos como autênticos luxos para o consumidor!

Podia também falar das companhias que vendem estes produtos como a ZON, MEO, Cabovisão e tantas outras, mas não falo pois acredito que é o Estado que tem de regular por baixo o mercado das telecomunicações (sim, também as tarifas que pagamos nos telemóveis são das mais caras na UE) e não as citadas empresas, pois o que estas farão é agir em cartel tal como as abastecedoras de gasolina o fazem.

Para concluir a minha indignação, é absolutamente inacreditável que o Japão pague somente 0,27 dólares por cada mega de velocidade! Esta tarifa aplicada às velocidades portuguesas de conexão resultaria em 1.7€ (2.7 dólares) por uma ligação de 10 megas, que por acaso é a minha actual, pela qual pago cerca de 25€ (cerca de 15 vezes mais do que pagaria se estivesse no Japão).

Podem até falar-me que o Japão tem outra estrutura de comunicações (e é um facto pois a velocidade média é 61M p/s) mas uma coisa eu não aceito: se querem que cada vez mais pessoas adiram às novas tecnologias o caminho passa obrigatoriamente por dar-lhes melhores e mais baratos acessos.

Temos cada vez mais programas de incentivo à escolaridade ("novas oportunidades" p.e.), financiamos portáteis para os jovens e queremos ter cada vez mais uma população altamente qualificada, por isso não podemos negar o acesso pela via financeira. Seria lamentável e absurdo.

1 comentário:

Akuma Kanji disse...

Faço da tua indignação a minha! *aplaude* Sim senhor! *volta para ler mais do blog*