sábado, dezembro 10, 2005

"Os estádios serão os centros das cidades no futuro"

Esta é uma declaração do canal Discovery, a qual eu espero que seja apenas uma frase atirada ao ar e sem sentido. Infelizmente, e olhando ao nosso Portugal, os estádios foram o principal investimento em 2003 e 2004. Os resultados de tal investimento, dizem muitos, são positivos. Opinião com a qual eu não concordo, senão vejamos: para além do Euro2004 e dos 3 grandes, não vejo um usufruto benéfico de tais estádios, pois a mim até me parece que estes, por serem maiores e melhores que os anteriores, só causam maior crise aos clubes, confrontados com as despesas de um estádio de grande nível. Casos flagrantes são os estádios de Leiria, Coimbra, Faro/Loulé e Aveiro. Mas voltando à questão, serão os estádios os grandes centros citadinos do futuro?

Eu quero acreditar que não, pois tal seria a mediatização máxima do desporto como "a" representação das culturas, fossem elas bairristas ou nacionais. Isto não anda muito longe do que acontece em Portugal, onde o futebol é quem dita algumas das leis morais, porém as pessoas que vão, por exemplo, a Lisboa pela 1ª vez, não querem só ver o Estádio da Luz. Claro está, é um dos locais de visita, no entanto os turistas também gostam de conhecer a Baixa, Belém, o Parque das Nações, entre outros. Mas se por acaso chegar o dia em que só se vem a Lisboa para ver o Estádio da Luz ou o de Alvalade, aí acho que estaremos nesse tal futuro de que fala o canal Discovery. Acho esse mesmo futuro de difícil concretização em grandes cidades cosmopolitas como Londres, Paris ou Nova Iorque, cidades das quais o que nos vem primeiro à mente é o Big Ben, a torre Eiffel e a estátua da Liberdade, e não Wembley, o Parc des Princes ou Madison Square Garden, respectivamente. Um dia que os estádios sejam o centro da urbe será um mau dia para a história das civilizações, mas talvez não seja um mau dia para a identidade desse país.

Sem comentários: