quinta-feira, dezembro 22, 2005

Doping

A Federação Internacional de Ténis (ITF), suspendeu o argentino Mariano Puerta dos courts durante 8 anos, devido a um controlo anti-doping no qual o tenista acusou etilifrina, uma das substâncias classificadas como estimulante pela Agência Mundial Anti-dopagem (AMA). O tenista de 27 anos, reincidente em casos de dopagem (acusou clenbuterol em 2004), vê assim a carreira praticamente terminada, assim como vê retirado da sua conta os prize moneys e os troféus ganhos nos últimos anos.

Apesar de ter passado ao lado da maior parte da imprensa, esta notícia provocou-me algumas questões: porquê uma pena tão pesada a um tenista que não é propriamente jovem? E porque os casos de dopagem têm invariavelmente rostos argentinos por detrás?

Se a medida visa criar um exemplo para os mais jovens que se sentem tentados a seguir o caminho do doping, duvido que resulte, isto porque o desporto é cada vez mais rentável ao alto nível e quanto mais depressa se atinge esse nível, mais fama e melhor nível de vida se alcança, mesmo que seja às custas de práticas mercenárias como consumo de substâncias ilegais. Na minha opinião, e mesmo sabendo que Puerta é reincidente nestes casos, parece-me que a medida é exagerada. 8 anos é a vida desportiva de muitos atletas e neste caso específico, ajuizar uma medida destas a um atleta de 27 anos é tirar-lhe não só o resto da carreira desportiva, como mandá-lo directamente procurar outra profissão à qual terá dificuldade acrescida devido ao seu passado criminal.

Quanto à segunda questão, o facto é que já são demasiadas vezes que argentinos surgem em casos destes: Juan Ignacio Chela (em 2000), Guillermo Coria (2001), Martín Rodríguez (2003), Mariano Hood e Guillermo Cañas (em 2005), são outros casos de tenistas argentinos apanhados na rede do doping, isto para não referir casos de futebolistas que têm bem mais impacto devido à expressão deste desporto no mundo. São muitas e cada vez mais as referências a actos ilegais associados a argentinos e, por muito respeito que o mundo queira ter por indíviduos dessa nacionalidade, torna-se cada vez mais difícil acreditar na verdade desportiva que contenha argentinos pelo meio.

3 comentários:

Anónimo disse...

Well done!
[url=http://fmxnibtp.com/tqst/pknt.html]My homepage[/url] | [url=http://uvlijgsk.com/xgio/ktsq.html]Cool site[/url]

Anónimo disse...

Well done!
My homepage | Please visit

Anónimo disse...

Thank you!
http://fmxnibtp.com/tqst/pknt.html | http://ubotcejw.com/ydzt/yeui.html