quarta-feira, maio 18, 2005


Final da Taça UEFA

Image Hosted by ImageShack.us

Sporting 1 - 3 CSKA Moscovo

É dificil falar sobre este assunto, visto que a derrota ainda está muito presente nas mentes dos portugueses e para além disso, existe um género de fantasma do Euro2004 pelo ar que torna complicado pensar no impacto desta derrota. Antes de mais há que assinalar que se trata mais de uma derrota do Sporting, do que de uma vitória do CSKA. Curiosamente, o CSKA ainda não tinha ganho qualquer jogo fora de casa nesta prova da UEFA, no entanto foram ganhar precisamente no dia em que não deviam.
O resultado está feito, não penso que sirva de muito saber que o Rogério podia ter empatado e nesse contra-ataque os russos tenham matado o jogo, como também não me interessam as declarações de vitória ou derrota, visto que estas, qualquer que seja a final, são sempre as mesmas.
O que me interessa de facto, é reconhecer que o Sporting, enquanto clube, esteve à altura do evento. Uma organização impecável e sem problemas, uma equipa que lutou até ao fim e sobretudo, uns adeptos com um fair-play notável. Perdido o jogo, os adeptos do Sporting não se coibíram de aplaudir o adversário, honrando o espectáculo com aquilo que tem de melhor: o desportivismo. Podiam ter adornado a conquista da taça pelos russos com um coro de assobios, mas preferiram aplaudir e festejar o evento.
Porque no fundo, trata-se apenas de um jogo de futebol. E o Sporting enquanto instituição de elevado poder para com o público, deu o melhor exemplo. Estes gestos não têm preço e revelam aquilo que é um adepto sportinguista.

Viva o Sporting! Viva o CSKA! Viva o Futebol!

Sem comentários: