domingo, outubro 09, 2005

Ainda sobre o agnosticismo

Apesar do teste ter-me dado como um ser agnóstico, não caibo integralmente no termo. Tenho as minhas dúvidas quanto à existência de Deus, é certo, mas das dúvidas a ter a certeza absoluta que não existe, vai um grande passo. A minha formação cristã leva-me a respeitar os demais credos e isso para muitos corresponde a um pecado católico (não idolatres outros deuses), no entanto o meu credo maior vai para aquilo que observo, aquilo que faz mover o mundo. Até em prova do contrário, para mim a Natureza é a responsável pela existência, pelo bem e pelo mal. O Homem é um ser extraído e nascido dela. De um acaso talvez, de uma mão divina não. Isto porque não tenho provas para acreditar nisso.

Acredito também no poder da religião. Ela foi responsável por muitas guerras, mas também pela paz e pela construção de nações. Certamente que o seu valor será mais negativo que positivo para a história universal, mas não nos cabe a nós ajuizar isso, cabe-nos sim a tarefa de tornar este mundo melhor ajudando o próximo. Este é um dos ensinamentos da religião cristã e devido a isto, ela deve ser respeitada e amada. A mim só me cabe a tarefa de respeitá-la porque nunca a amei verdadeiramente, sempre tive muitas dúvidas. Alguém há de a amar, como outro alguém há de a odiar, a diferença está quando o ódio é tanto que nos cega a visão. O amor também nos pode cegar, mas não mata ninguém.

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Parece-me que não entendeste a definição de Agnosticismo. Também seria de esperar...

António disse...

O acento circunflexo não se aplica à palavra anónimo. Um erro que também seria de esperar...