terça-feira, março 09, 2004

Tanto futebol...

Pois é, o FC Porto fez uma exibição memorável no teatro dos sonhos (Old Trafford) e passou para a eliminatória seguinte da Liga dos Campeões. Do jogo há a destacar o golo de Costinha aos 89 minutos que garantiu a passagem. Um golo "à Costinha", fazendo lembrar o célebre golo frente à Roménia nos ultimos instantes da partida, a contar para o Europeu de 2000.
Já começou também o paleio barato: "o FCP está entre as 8 melhores equipas da Europa", "que venha o Real Madrid", etc...nada que não seja habitual, embora sinceramente, prefira ouvir falar os portistas em vez dos benfiquistas, já que estes últimos além de serem em maior número (começo a duvidar da teoria dos 6 milhões) são também mais chatos. Basta ganharem ao Sporting que saem logo todos à rua com os cachecóis e os barretes.
E por falar em futebol, hoje num conferência que decorreu na faculdade, salientou-se novamente o "espírito europeu" - essencial para traçar o bom caminho de uma Europa cada vez mais famigerada pelas suspeitas e falta de transparência. E relacionando o futebol e toda a disputa verbal, no campo e económica que assume na sociedade de hoje, não é dificil de adivinhar que o futebol é hoje um instrumento de patriotismo, nada benéfico à união da Europa e porventura, até prejudicial a esta.

Sem comentários: