terça-feira, junho 22, 2004

Barreirense - Basquetebol termina 76 anos depois

(...)O Futebol Clube Barreirense não apresentou a candidatura à próxima edição do Campeonato da Liga de Basquetebol. O prazo de inscrição, estipulado pelos regulamentos para as equipas concorrentes à competição profissional, terminou no dia 15 de Junho. Os excelentes resultados obtidos nesta modalidade, parecem não ter sido suficientes para reerguer a situação do clube(...)
(...)Ao que tudo indica o Barreirense, o primeiro clube a ter basquetebol em toda a Margem Sul, vai ter mesmo de suspender a modalidade de basquetebol, que inclui neste momento cerca de 1800 atletas em formação, 76 anos depois do seu início(...)


Há noticias que me deixam completamente atónito. E esta que o Diário do Barreiro noticiou é uma delas. Tinha lido num dos vários panfletos municipais que o Barreirense estava numa grave situação financeira e que a solução passava pela escolha entre o futebol e o basquetebol, as modalidades que mais adeptos e praticantes atraem no concelho. E claro, o sacrificado é sempre o basquetebol, vá lá eu perceber porquê...
O futebol do Barreirense tem a sua equipa sénior a jogar na 2ª divisão B há mais de 10 anos e nesses anos penso que era obrigação a estabilização económica do clube. Contrariamente a esta estagnação do futebol, o basquetebol do Barreirense criou uma grande equipa, alicerçada em jovens formados no clube e que, segundo os técnicos de basquetebol, dentro de 2 ou 3 anos seria uma equipa para lutar pelo título. Um trabalho que demorou vários anos a ser construído, à custa de muito esforço pessoal de certas pessoas que vivem escondidas no suor diário de um trabalho que ninguém quer ver. Mais uma vez, perguntou-me pela coerência da escolha entre o futebol e o basquetebol.
Por último pergunto-me pelo que esses 1800 jovens (número exagerado quanto a mim...penso serem na ordem dos 500 e não 1800) sentirão com esta medida. Acho que esta não é a melhor maneira para eles criarem raízes pela sua cidade. Para além de lhes retirarem o que gostam de fazer, também não vi a criação de outras medidas (leia-se actividades) que os possam entreter.

Numa cidade com 100.000 habitantes, e com as recentes contribuições autárquicas e impostos vários parece-me absurdo que não se arranjem verbas que possam manter os basquetebol barreirense.

Sem comentários: