terça-feira, novembro 11, 2003

Futebolítica

Pois é, futebol e política são daquelas coisas que se juntam demasiadas vezes e quase nunca da melhor forma. Ontem, num programa da SIC Notícias, Guilherme Aguiar atacou de uma forma clara alguns políticos que não conseguiram chegar a líderes dos seus partidos, muito por culpa da não compreensão das massas. Em tom de desafio, Aguiar propôs aos partidos políticos que fizessem um congresso no Estádio da Luz para ver se o conseguiam lotar.
Esta "luta" ainda é uma réplica da não convocatória de Pinto da Costa aos deputados da assembleia da República e aos orgãos da Câmara Municipal do Porto. Nesse ponto Guilherme de Aguiar esteve muito bem, ao afirmar que se o presidente Rui Rio não gosta de ir à bola, então não fazia sentido convidá-lo. Acrescentou ainda que a guerrilha Rui Rio - FC Porto começou no edil da Câmara ao dizer num dos seus discursos de vitória nas autárquicas, "o reinado do FC Porto acabou". É grave esta afirmação, e o facto de João Loureiro e o mesmo Pinto da Costa terem jantado num destes dias, vem dar a ideia que há a resolver esse conflito. Foi um bom passo, que outros criticaram (não há acto público em Portugal que não tenha alguém contra). Dias Ferreira disse apenas que foi a "reunificação do sistema". Visão futebolística, quando o assunto era político. Má solução do doutor, que estava num tom aberto e directo no programa, lançando outras "postas de pescada" como "o Benfica foi treinar a Alverca". Aparte desta carga irónica e directa, Fernando Seara (o outro comentador residente do programa) opinava desportivamente e não politicamente, como o próprio referiu, naquele estilo algo desenfreado e nervoso que caracteriza este simpático e estranho político.
Como conclusão, tenho que agradecer à SIC Notícias por ter criado o primeiro programa desportivo que dá gosto ver. Pelo menos a mim. Ah, e há que agradecer à SIC Notícias por ser a única estação televisiva português com qualidade. O Íntimo também tinha, mas acabaram com aquilo..eheh.

Sem comentários: